Subscreva a newsletter
 

Regiões Vitivinícolas

Bairrada

A Bairrada é considerada a principal região do país na produção de vinhos espumantes.

Bairrada
Voltar
A Região da Bairrada situada na Beira Litoral, entre Aveiro e Coimbra, em pleno centro de Portugal, é uma região plana que se desenvolve ao longo da faixa marítima, sendo o seu clima tipicamente atlântico, com invernos amenos e chuvosos e verões suavizados pelos ventos provenientes do mar.
Informação
Data do século XIX a transformação da Bairrada numa região produtora de vinhos de qualidade, apesar de a produção existir desde o século X. O primeiro resultado prático dos investimentos realizados na altura, para o melhoramento das técnicas de cultivo e de produção de vinho, foi a criação do vinho espumante no ano de 1890.
A Bairrada foi uma das primeiras regiões nacionais a produzir vinhos espumantes e é, ainda hoje, considerada como a região mais importante do país, no que concerne à produção deste tipo de vinho. O clima fresco e húmido e os solos argilo-calcários e arenosos, favorecem a sua elaboração, proporcionando uvas de elevada acidez e baixa graduação alcoólica, resultando em vinhos frescos, aromáticos e com excelente paladar.
A Região da Bairrada é também rica na produção de vinhos brancos e tintos, elaborados a partir de castas tradicionais e internacionais. A casta dominante na região é a Baga, normalmente plantada em solos argilosos. Os vinhos feitos a partir desta casta são ácidos e carregados de cor, contudo são bem equilibrados e têm uma longevidade elevada.
Os vinhos e espumantes da Bairrada são ideais para acompanhar as especialidades gastronómicas da região, como o saboroso leitão assado, os pratos de peixe fresco e marisco, e os requintados doces conventuais.
Enoturismo
Enoturismo
A Região da Bairrada oferece aos seus visitantes uma panóplia de experiências, tanto na degustação dos seus vinhos e gastronomia local, como na riqueza cultural e natural presente nas mais variadas vertentes ao longo de toda a região. Visitar a Bairrada é uma oportunidade para aliar o sol da praia à frescura da montanha.
As belas praias da região, como a Costa Nova, Barra e Vagueira, convidam a um programa balnear, enquanto na montanha, em locais como a Curia e o Luso, encontramos algumas das termas mais famosas do país.
É em Anadia, no coração da Bairrada, que encontramos o Museu do Vinho Bairrada, onde se pode assistir a diversas exposições sobre a cultura do vinho na região, ou na sua enoteca, provar alguns dos melhores vinhos bairradinos.
Aliada às maravilhosas experiências de Enoturismo e para os amantes de turismo de natureza, são ainda locais a visitar a Mata Nacional do Buçaco, na qual se reúnem várias espécies botânicas e a pateira de Fermentelos, onde é possível observar diversas aves aquáticas.
Da gastronomia da região, devidamente acompanhada pela oferta de vinhos regionais, destacam-se as sopas de peixe e as entradas à base de mariscos, os pratos de peixe grelhado ou assado no forno, e as carnes, desde o pato até à chanfana de cabra, passando pelo famoso leitão da Mealhada assado em forno de lenha. Nos doces valem a pena provar os ovos-moles de Aveiro, as queijadas de Tentúgal, os pastéis de Santa Clara de Coimbra ou a doçaria conventual do Lorvão.
  • Portugal by Wine